segunda-feira, maio 08, 2017

Dia da Mãe


Foi ontem e só hoje escrevo sobre ele. Tenho a sorte de ser mãe de dois - com todos os defeitos que tenho e tentativas de erro e recomeços - talvez por isso, continuo até hoje, sem certezas de como se leva isto da "maternidade". Levo-a à minha maneira, o resto pouco sei. Cada um define o seu jeito, o seu ritmo, a sua forma. Tenho dias em que sou uma mãe 'fera', outros em que sou a mãe descontraída, outros em que tenho dúvidas se sou boa mãe, outros em que me acho a super mãe. Poderia chamar-lhe "maternidade bipolar". Não escrevo tratados, nem livros de boa parentalidade. 'Cada um sabe de si e Deus sabe de todos', sempre ouvi dizer em jeito de ditado popular. Sei, no entanto, que me esforço diariamente por eles, para eles. Que não tenho muitas vezes consciência de que estes anos da infância voam e que será para sempre o período dourado da vidas deles, tão assoberbados que andam ao nosso ritmo, à nossa velocidade. Isso às vezes assusta-me, outras confesso que me esqueço. Sei que um dia vou olhar para trás e chorar por fora (ou por dentro) ao recordar estes dias. Dias em que acordo e eles são pequeninos e me enchem de mimos e de presentes. Em que me abraçam e me beijam como se eu fosse a coisa mais importante da vida deles... E caramba, como isso é bom. 

Se há felicidade, é isto!

1 comentário:

Unknown disse...

Ai Mafalda, revi-me em cada palavra!!!
As minhas crias já não são assim pequeninas, ainda dá para o mimo sem vergonhas, mas alegra-me e angustia-me simultaneamente ver o quão crescidas já estão!!!
Completamente bipolar :)